domingo, 24 de março de 2013

ADOLF HITLER


"Adolf Hitler (20 de abril de 1889 em Braunau am Inn, Império Austro-Húngaro (atualmente na Áustria) - 30 de abril de 1945 em Berlim, Alemanha) foi um político alemão. Foi o líder do NSDAP desde 1921, chanceler desde 1933 e Füher desde 1934 quando passou a ser chefe de governo e chefe de estado até a sua morte em 1945.
Lutou pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial sendo condecorado com a Cruz de Ferro. Em decorrência do Putsch da Cervejaria em Munique no ano de 1923, Hitler ficou encarcerado por oito meses, quando escreveu o Mein Kampf. Sob sua liderança, o Nacional-Socialismo alemão alcançou a vitória eleitoral em meio a uma tumultuada crise da República de Weimar, estabelecendo-se o Terceiro Reich. A Alemanha conseguiu sair crise e reduzir o desemprego, mas seu sistema político-econômico causava ameaça ao domínio que os banqueiros judeus tinham no Ocidente, que desejavam uma futura guerra. Neste período Hitler buscou unificar terras da Alemanha que tinham sido separadas do resto da nação pelo Tratado de Versalhes. O apoio que recebeu da Itália acabou por aproxima-lo de Benito Mussolini. Sentindo-se ameaçado por Inglaterra e França, criou a Wehrmacht e o serviço militar voltou a ser obrigatório. As forças armadas foram modernizadas por causa do perigo de uma possível guerra.
Unifica então a Áustria com o resto da Alemanha, e tenta por vias diplomáticas com a Polónia uma ligação com a Prússia Oriental, então uma exclave. Amparada por Inglaterra e França, a Polónia rejeita qualquer diplomacia e inicia um plano de invasão. Hitler antecipa-se e inicia aCampanha da Polónia. Eclode a Segunda Guerra Mundial, e apesar das vitória iniciais do império alemão, a guerra fica desfavorável a partir da Batalha de Estalinegrado. Hitler sofre um atentado em 1944 e desde então passa a viver no bunker. Com o fim próximo do conflito e a eminente derrota dos países nacionalistas, Adolf Hitler casou-se Eva Braun, sua companheira de longa data, pouco antes de suicidar-se. Há no entanto, controvérsias sobre sua morte. Em seu testamento nomeia Karl Dönitz como sucessor, o qual foi Füher por poucos dias até o final da guerra.
No pós-guerra, a historiografia oficial (escrita pelos vencedores) aliada a uma intensa campanha midiática por vontade dos donos dos meios de comunicação, deturparam a imagem de Hitler. De político honesto, defensor dos interesses do seu povo, anti-tabagista, vegetariano e artista, passou a ser considerado um monstro perverso e atribuída a ele toda a responsabilidade da guerra e da farsa do Holocausto."
Fonte: http://pt.metapedia.org/wiki/Adolf_Hitler

Nenhum comentário:

Postar um comentário